sábado, 20 de setembro de 2008

Exercício em sala de Aula - Briefing

Olá, caro leitor. Tudo bem?

Na aula de hoje recebemos mais alguns direcionamentos referentes a coleta de dados, briefing e montagem do Painel Semântico. Como exercício proposto, fizemos uma prévia do briefing e a partir dele, houve mais algumas orientações sobre as formas mais adequadas de redigí-lo.

Em princípio, nosso grupo fechou algumas definições:

Produto: Jogo de Xadrez

Público Alvo:
Idade: entre 10 e 15 anos
Classe Social: C (com intuito de abranger todas as outras)

Concorrência direta: Jogos de Tabuleiro
Concorrência Indireta: Jogos Educativos em geral

Diferencial: Confecção em lona com enchimento de fibra de côco, design das peças e tabuleiro.

Existem mais alguns itens a serem pensados e, em breve, publicaremos aqui.

Até mais.

sábado, 13 de setembro de 2008

ONG´s

Todas as informações contidas no texto abaixo foram retiradas dos sites das respectivas Ongs:
Projeto Arrastão: www.projetoarrastao.org.br

Monte Azul

Causa

A causa da Associação Comunitária Monte Azul é o desenvolvimento integral do ser humano, por isso atua com educação, saúde, cultura e meio ambiente.

Missão

"Promover o amor ao ser humano independentemente da nacionalidade, raça, religião, posição política e condições social e física, proporcionando oportunidades através de educação, cultura e saúde, principalmente para as pessoas não-privilegiadas se desenvolverem material, social e espiritualmente, estimulando-as a agir conscientemente, com liberdade e amor."

Valores

Respeitar o ser humano como valor em si;

Ser verdadeiro;

Respeitar a individualidade de cada um;

Acreditar no potencial transformador de si próprio e do outro;

Aprender a confiar o máximo e controlar o mínimo;

Ser igualmente livre como responsável e solidário no contexto social e ecológico;

Ter abertura às contribuições de qualquer pessoa, independente de padrões hierárquicos;

Ter esperança e confiar no desenvolvimento da humanidade e da ajuda sempre presente do mundo espiritual.

História

Em 1975, a pedagoga Ute Craemer abriu as portas de sua casa para receber crianças da favela Monte Azul em tardes recreativas. Ute contou, inicialmente, com a ajuda de alunos da escola particular onde lecionava. Aproveitou, assim, para construir uma ponte entre seus alunos e as crianças da favela Monte Azul. Por meio do relacionamento com as crianças da favela, Ute conheceu suas famílias. Passou, então, a organizar reuniões entre os pais para discutir e procurar soluções conjuntas para seus problemas. O intercâmbio com as crianças e o diálogo com seus pais foram as bases de todo o trabalho desenvolvido pela Associação Comunitária Monte Azul, fundada em 1979.

Atuação Social

Escola Oficina Social É um programa de formação ampla para todos os colaboradores da associação e outros interessados. Procura desenvolver ainda mais nossa ação social, considerando a grande necessidade que há no mundo, de se formar pessoas com habilidades sociais a partir do conhecimento e compreensão do ser humano como ente físico, psíquico e espiritual e em relação ao mundo em que vivemos.

Aprender trabalhando e trabalhar aprendendo Currículo: cultura geral, social e profissional

Formação mínima de 4 anos Estágios em outras entidades

Urbanização

Oferece programas de saneamento básico, contruções de moradia, muros de arrimo, limpeza do córrego através de mutirões organizados por uma comissão de moradores.

Apoio ComunitárioNas localidades atendidas, carentes de infra-estrutura e onde há grande disparidade de classes sociais, organiza e acompanha o desenvolvimento de assuntos de interesse da comunidade, visando principalmente a qualidade de vida.

Produtos

Categorias

BONECOS DE PANO - Criada por iniciativa de uma moradora do bairro, a oficina de bonecas é formada mulheres que ajudam na sustentação de suas famílias. “Fazer bonecos de pano é um ato de carinho”. É assim que as bonequeiras do núcleo Horizonte Azul traduzem seu artesanato. “A gente coloca muito de si na confecção de uma boneca”. O boneco de pano é macio e quente, e o material que fica em contato com a pele da criança é natural, livre da artificialidade contida na produção industrial.

Boneca médiaIdade: a partir de 1 ano

Material: Feltro, algodão, lã, tecido de malha, linha de algodão, lã acrílica, tinta para tecido.

Roupa: tecido de algodão e velcro.

Dimensões: 20cm comp. E 15cm de altura aprox..

Função Pedagógica:Quando a criança brinca com esta boneca, ela tem de fazer o esforço da fantasia, para imaginar os olhos, a boca,etc.. Ela conversa com a boneca e a faz chorar, rir, comer. Este movimento interior da fantasia é tão importante para a criança como o movimento de seu corpo físico.

BRINQUEDOS EDUCATIVOS - Os brinquedos educativos produzidos na marcenaria buscam ajudar no desenvolvimento infantil. Eles estimulam a criatividade, a habilidade motora, o raciocínio, a observação enfim, vários aspectos para um crescimento saudável. A marcenaria foi fundada em 1979 e os profissionais que lá trabalham são provenientes das ‘oficinas de iniciação ao trabalho’ para jovens aprendizes, que também tem um espaço no núcleo Horizonte Azul.

MÓVEIS INFANTIS - São produzidos móveis com formato e medidas adequadas para as diferentes fases do crescimento infantil.
baú com ou sem fechaduracabideiro médio cadeirão para bebêmesa com fórmica e sem fórmica

Projeto Arrastão

Histórico

No Clube de Mães, onde começamos, no bairro paulistano do Campo Limpo, voluntárias ensinavam às mulheres dos bairros vizinhos trabalhos manuais que pudessem estimular a geração de renda. A semente plantada gerou o desafio de acolher as crianças da região enquanto as mães trabalhavam; daí surgiu o Projeto Arrastão, organização social sem fins lucrativos legalmente constituída desde 7 de agosto de 1968.

Missão

Nossa missão é formar cidadãos capazes de transformar a realidade e o meio em que vivem sempre considerando o espírito de coletivo de não dar o peixe, mas ensinar a pescar.

Atuação Social

A Área Social realiza ações de mobilização, formação e inclusão dos alunos, da família e da comunidade em geral, minimizando os ciclos de exclusão social que atingem a estes públicos.

Produtos

Categorias

PRODUTOS DE LONA - Confeccionados a partir de lonas utilizadas em mídia exterior, estes produtos variam de material de escritório a bolsas e sacolas.

Porta lápis Triângulo feito em lona reutilizada;

Porta lápis Grude(com feutro);Porta bloco 'x' com bloco A6;

Capa para caderno A4/A5, feita em lona reutilizada;

Capa para bloco A4/A5 lona reutilizada(com espaço para canetas);

Carteiras feitas em lona reutilizada;

Pasta dobrada A4 em lona reutilizada;

Kit escritório - Fole de Maria com risque-rabisque, porta lápis, porta clipes e lixeira;

Pasta e estojo em lona reutilizada;

Cestos em lona reutilizada;

Fruteira em lona reutilizada;

Bolsas confeccionadas com lona reutilizada;

Bolsa Quadrada Grande com aplicação pathwork;

Bolsa Cordex(com forro em formato de trapézio).

BONECOS - Bonecos de pano ou pelúcia, produzido com material reciclado.

Coelha Teen;

Papai Noel.

PRODUTOS JEANS - Seguindo a tendência da moda jeans, a confecção destes produtos vai além de roupas e acessórios, confira.

Bolsas jeans com detalhes bordados.

OUTROS PRODUTOS - Uma variedade de produtos feitos a partir de material reciclado.

Enfeites de Natal.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Problema, Definição e Componentes

1) PROBLEMA
Projeto de um objeto ou sistema destinado à ação de brincar.


2) DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
Desenvolvimento de um brinquedo com faixa etária definida cujo projeto seja permeado por questões sociais e ecológicas, presentes respectivamente no foco do projeto, voltado à comunidades ou ONGs, e na matéria-prima e processo de fabricação utilizado, respeitando a disponibilidade das entidades para beneficiá-las e o possível impacto que terão no ambiente. O produto, na sua utilização, deve também promover a sociabilização de seus usuários.


3) COMPONENTES DO PROBLEMA

-Matéria-prima utilizada na fabricação
Tipo de material utilizado
Preocupação ambiental (obtenção e descarte)
Simples na obtenção (disponível em quantidade razoável)
Possibilidade de transformação (modelagem, acabamento)

-Processo de fabricação
Viabilidade de confecção do produto pela entidade escolhida
Infra-estrutura disponível
Mão-de-obra utilizada
Materiais com os quais estão habituados a trabalhar
Possíveis acabamentos

- Tipo de brinquedo
Terá preocupação pedagógica?
Será objeto simples ou composto (jogo)?
De uso individual ou coletivo?


- Faixa etária a ser atingida
- Público a ser atingido

Braskem e Estrela selam parceria

As duas empresas anunciaram dia 4 de junho parceria para desenvolvimento de produtos com polietileno verde, produzido pela Braskem, constituído de matéria-prima 100% renovável. A intenção é aproveitar o conhecimento das empresas em inovação,tecnologia, meio ambiente e mercado no projeto de produtos com o novo material. O primeiro fruto dessa aliança é o Banco Imobiliário Sustentável, versão "ecologicamente correta" do famoso jogo de tabuleiro, onde os componentes plásticos serão produzidos com o polietileno verde e a caixa e as cartas com pepel reciclado. O tema sustentabilidade não está presente apenas no material de suas peças mas também nos cenários em que o jogo se desenrola, passando dos endereços badalados das metrópoles para reservas naturais como Pantanal, Chapada dos Veadeiros e locais de produção de cana-de-açúcar como Ribeirão Preto. As companhias de transporte também foram substituídas por outras com foco no desenvolvimento sustentável.
Marcio